Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Os Trabalhos já não dão Trabalho

por Miguel Gomes, em 02.02.14

   Estou a escrever no meio de uma aula de Geografia. Não, não estou desatento... é que não estamos a fazer nada, mesmo nada. Não é um "nada" definitivo da grande seca que está a ser, o que não deixa de acontecer. É um nada literal. Está pouco mais de metade da turma na sala 33, porque estamos a fazer trabalhos de grupo e muitos foram utilizar os computadores da biblioteca, deixando-nos assim cá dentro, com a tentação intensa de pedir para supostamente ir à casa-de-banho e ficar a vaguear pela escola. Esta escola não é muito grande e dá para se dar uma volta inteira à mesma e apanhar ar demorando o tempo que se demoraria se realmente fossemos à casa-de-banho, ou como dizem no norte, o quarto-de-banho.
   Mas isto de os trabalhos serem todos feitos a computador faz-me idear como seriam os tempos em que os trabalhos davam, de facto, trabalho. Quando havia que pesquisar em livros da biblioteca, mas não sem antes pedir à bibliotecária que olha sempre por cima dos óculos "fundo de garrafa", espionando a nossa expressão facial, com o objetivo de averiguar se somos rufias e vamos roubar ou danificar gravemente (por vezes dobrar a ponta de uma folha do livro, é considerado como tal), ou se estamos a ser sinceros e queremos, ou pelo menos, precisamos mesmo do livro. Ela levanta-se, e alguns anos depois pega no livro, entrega-nos e avisa "não quero o livro estragado". Voltando ao que eu ia a dizer, havia que folhear as folhas das quase sagradas enciclopédias que englobam temas dos mais insignificantes àqueles que até quase que chegam a cativar minimamente. Os alunos traduziam os textos de outras línguas para português ou vice-versa, quando necessário em vez de confiar numa "empresazeca" que está a governar o mundo magnífico da Internet, o que lhes dava um trabalho maior ainda, porque tinham de ver os calhamaços por norma avermelhados chamados dicionários (sabem, aquilo que se usa para procurar significados, sinónimos...).
   Enfim, o termo trabalho mudou sintaticamente de "algo que exige esforço; obra" para "pesquisa no Google por palavras-chave que nos levam ou à Wikipedia ou a sites brasileiros, seguindo-se o copy-paste do conteúdo do mesmo, com o cuidado de o por "palavras nossas" numa apresentação de power-point, que vai ser projetada na tela branca, na parede ou no quadro interativo da sala, em frente a toda a turma e LIDO para o colegas". Bom, se o significado deste vocábulo não foi oficialmente alterado, devia tê-lo sido.
   Mas voltando à minha turma... Oh... está a tocar... até à próxima!!!

Autoria e outros dados (tags, etc)



3 comentários

Imagem de perfil

De Pedro a 05.02.2014 às 17:49

Bem-vindo ao SAPO (mesmo que seja no meio de uma aula de Geografia) :)
Imagem de perfil

De Miguel Gomes a 05.02.2014 às 18:04

Obrigado. Importei agora do blogger. Estou a gostar, o problema é que não tem tantos widgets, templates, devido a ser, julgo eu, mais recente e, devido a ser português, o SAPO não tem tanta "projeçao" como o blogger para "empresas" se assim o posso chamar como o LinkWithin, por exemplo. De qualquer forma, é porreiro, e espero que o meu blog cresça aqui hospedado. :)
Imagem de perfil

De Pedro a 06.02.2014 às 10:56

Olá,

Está a olhar para a questão da perspetiva errada :) é por sermos portugueses e pequenos que podemos vir aqui dar-lhe as boas-vindas e, se os seus posts o justificarem, destacá-lo :) Sinta-se à vontade e passe pelo nosso blog oficial, em http://blogs.blogs.sapo.pt, se tiver alguma dúvida.

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor


Recebe Tudo Por Email

Digita no espaço branco abaixo o teu email e recebe todas publicações do Tagarela no teu email!




Sigam no Bloglovin

Follow my blog with Bloglovin



Directorio de Blogs Portugueses Blogorama - The Blog Directory


Comentários recentes

  • Miguel Gomes

    Mara,Já te disse que estou a pensar no caso, chata...

  • Miguel Gomes

    Isso é o que tu queres... Não consegues estar numa...

  • EU

    Torna-te num youtuber! :) Adios

  • Mara

    Com o Dicaprio nao se podia esperar outra coisa! :...

  • Mara

    Eu ajudo! Vai para humanidades!

  • Miguel Gomes

    Exato. ;)

  • Anónimo

    Eu acho k vai aparecer no blog,visto k e a mascote...

  • Anónimo

    conan, bonzao, cloe. depois podes publicar o nome ...

  • Anónimo

    boris, crazy, calway

  • Anónimo

    John Cenas, Zéfalador, Tómatraca